30/03/2019 – Cooperativas frutícolas aumentam eficencia gerindo colaborativamente os seus consumos energéticos

 

O projeto SCOoPE, que a CONFAGRI desenvolve, é um projeto co-financiado pelo programa Horizonte2020 da Comissão Europeia e visa promover a eficiência energética em Cooperativas Agroalimentares. Envolve cooperativas de 7 países ( Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Dinamarca e Suécia) e assumiu como uma das tarefas, a criação de clusters de cooperativas aderentes por país, em que as mesmas estivessem dispostas a partilhar informação sobre o seu consumo energético, de modo a poderem gerir melhor a utilização que fazem da energia. Aderiram a esta tarefa 5 países ( Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia), tendo sido promovidos 6 clusters de cooperativas.

BREVE DESCRIÇÃO DOS CLUSTERS

Vinte e cinco instalações agroindustriais europeias de diferentes sectores produtivos já compartilham informações sobre energia, visando a melhoria comum por meio de análises comparativas.

Incluem-se fábricas de rações para animais e centrais de frutas e hortícolas em Espanha e em Portugal, indústrias de processamento de frutas em Itália e instalações de secagem de cereais em França e na Grécia. Todos eles estão conetados através do painel SCOoPE (software Power Studio SCADA, CIRCUITOR), que disponibiliza informações, em tempo real, sobre o seu desempenho energético.

As instalações industriais dos clusters recebem relatórios, referentes a cada mês, com informações sobre o seu consumo de energia e indicadores chave de desempenho específicos, que lhes permitem monitorizar os seus parâmetros energéticos e planear as suas melhorias. Além disso, é estudada a implementação futura de um sistema de gestão de energia ISO 50001.

+info: SCOoPE PT